A hora E...

Este fim de semana foi de exames na FYSIP (a sigla FYSIP corresponde à Federação de Yôga do Sul e Ilhas de Portugal).
Foi um fim de semana de muito stress e muitos nervos acumulados, mas com um ambiente quase de Fest-Yôga. É muito bom ver que esta egrégora está cada vez mais unida e, com isso, cada vez mais forte!
Os nossos agradecimentos a toda a equipa do Espaço Lifestyle, que nos acolheu com muito carinho e que possibilitou a realização destas provas. Um agradecimento especial também a todos os avaliadores, a temida "banca", e a todos os instrutores que ajudaram na correcção das provas.
Como não poderia deixar de ser, o maior agradecimento vai para o nosso querido Educador DeRose, sistematizador do SwáSthya e pilar desta família, porque sem ele nenhuma destas vivências seria possível. A ele um beijo enorme e um abraço bem apertado.
Aqui ficam algumas recordações destes dias que, apesar de cansativos, nos deixaram a todos de sorriso permanente nos lábios.

Sexta-feira foi dia de provas teóricas, para mostrar o que sabemos:






Sábado e Domingo foram dias intensos, com muitas coreografias e aulas de SwáSthya e Pré-Yôga:










Para terminar, uma troca de impressões e recolha de opiniões... para depois terminarmos e nos cumprimentarmos com o nome do nosso Yôga, SwáSthya!!!!

SatChakra de Outubro

Foi muito bom o SatChakra de ontem!
A nossa sala de prática estava tão cheia que até tivemos que formar dois círculos para que o SatChakra se pudesse realizar.
Um muito obrigado a todos os que participaram. Aos que por algum motivo não puderam estar presentes, haverão mais oportunidades para estarem junto desta egrégora magnífica que a cada dia se torna mais forte!
Parabéns à Rosário, que apresentou uma belíssima coreografia para receber o seu pin de Sádhaka, e muitos parabéns às duas novas Instrutoras de SwáSthya Yôga: Rita e Tânia!
Algumas fotos que demonstram bem as quinta e sétima característica do nosso Método: valorização do sentimento gregário e alegria sincera

Coreografias:

Depois o SatChakra (dois círculos de mentalizações positivas têm muito mais força do que um! ihihi):

Também assistimos ao Juramento de Yôgin das novas Instrutoras, Rita Rosa e Tânia Loureiro:


Depois as comidinhas e diversão!!

Ainda oferecemos o presente de aniversário ao Instrutor Paulo Carvalho:

E acabámos quase todos com um "nariz de chocolate":

Enfim, mais uma noite de risadas e boa disposição na Unidade da Amadora!!


Hoje é dia de Sat Chakra!!!

E perguntam alguns de vocês: o que é isso do Sat Chakra?
Vamos lá então esclarecer as dúvidas sobre estes encontros que promovemos mensalmente, e que têm como objectivo promover ainda mais o espírito de união entre nós, e fortalecer a nossa egrégora.
Comecemos por explicar o que é o sat sanga:
"Sat sanga significa reunião em boa companhia, ou simplesmente associação. Designa um tipo de reunião festiva, geralmente promovida apenas para executar kirtans. Nessa oportunidade o oficiante pode aproveitar para fazer uma prelecção ou uma meditação com o grupo.
Por extensão pode denominar-se sat sanga uma reunião festiva na casa de um praticante de Yôga, de preferência se todos os convidados forem também yôgins.
Sat chakra é uma modalidade de sat sanga em chakra, em círculo. Não confundir com termo shat chakra que significa “os seis chakras”.
Sat chakra é um tipo de chakra sádhana, isto é, prática feita em círculo.
Quando o objetivo é realizar um pújá, denomina-se chakra pújá, que é uma técnica tipicamente tântrica. No capítulo Pújá isto está mais bem explicado.
O sat chakra é uma prática em que os yôgins, em número mínimo de seis pessoas, se sentam, formando um círculo, no qual vão executar seis angas, a saber:
1. captação de energia, através de pránáyáma, bombeando a energia do ar para dentro do organismo e o prána para os chakras;
2. equalização da energia, através de mantra, realizando os mesmos mantras, ao mesmo tempo, no mesmo volume e no mesmo ritmo;
3. dinamização da energia, pelas palmas, ao atritar os 35 chakras que possuímos em cada mão;
4. circulação da energia, dando-se as mãos e fechando a corrente;
5. projeção da energia, por mentalização e/ou imposição de mãos;
6. filtro contra retorno kármico, através de mentalização específica."
(Tratado de Yôga, DeRose, pág.150)
E então, ainda com dúvidas?
Se a resposta é sim, nada como vir participar para dissipar todas essas dúvidas!
Esperamos por si, hoje, às 22h00m. Até logo!

Gala DeRose'09 - Ordem do Mérito das Índias Orientais

Em nome da Ordem do Mérito das Índias Orientais, o filósofo e escritor DeRose vai conferir, em Novembro, o Voto de Louvor ao pintor português Júlio Resende.
A cerimónia terá lugar dia 14. Na véspera, sexta-feira dia 13, DeRose presidirá, no mesmo local, ao lançamento formal de um DVD com uma entrevista sobre a cultura que promove quase há cinco décadas e de um livro sobre este mesmo percurso.
DeRose é autor de dezenas de livros que já venderam em todo o Mundo mais de um milhão de cópias e desloca-se a Portugal de 13 a 16 de Novembro.
Para mais informações contactar:
Método DeRose - Unidade Campo Alegre
Telefone: 226 003 212



Às sextas, casa cheia!

Pois é verdade, mais uma sexta-feira em que todos sentimos bem o que é o sentimento gregário aqui na Unidade da Amadora!
Foi sala cheia para os treinos de coreografia e de ásana. E para o Yôgacine também!
Aproveito para agradecer a perseverança de todos os que, mesmo com as dificuldades técnicas do filme, ficaram até ao fim. Até tivemos que nos mudar da sala para o sofá, para terminar de ver o Feitiço do Tempo. O dvd bem que nos tentou enfeitiçar, mas nós fomos mais fortes e mostrámos-lhe que com este grupo forte e coeso não se brinca! ehehe...
Eis as fotos:

Aqui em pleno treino de coreografia:

















O treino de ásana foi mais uma vez divertidíssimo!
rája padásana:
ardha pakshásana:
talásana:
jánusirshásana:
 utthitta shalabhásana:
visto de outra perspectiva:
utthitta:
bahúpádásana:
vajrôlyásana:
supta mêrudandásana:
ardha matsyendrásana
(sempre sob o olhar atento, e devidas correcções, do Inst. Paulo Carvalho):

Até o nosso Director, Carlos Léo, foi ver o motivo de tanta boa disposição:

E o Yôgacine, já no fim do filme, quando nos mudámos todos para o sofá:
Enfim, mais uma actividade bastante divertida, que só realçou ainda mais as 5ª e 7ª características do SwáSthya Yôga... Viva este sentimento gregário que nos faz ficar cada vez mais unidos, e sempre sinceramente alegres! SwáSthya!!