Esta sexta-feira temos YôgaCine!!

Esta sexta-feira, dia 16, teremos YôgaCine.
Mas o que é o YôgaCine? Como nos explica o Educador DeRose, "não se trata de uma simples sessão de cinema para congregar os alunos e comer pipoca. O YôgaCine é uma actividade cultural que faz parte do currículo. Não serve qualquer filme. É preciso que tenha alguma mensagem ou algum conteúdo pedagógico." (in Programa do Primeiro Ano do Curso Básico, pág 147).
Pois esta semana veremos um filme sobre Karma, "O Feitiço do Tempo" (Groundhog Day), com Bill Murray e Andie MacDowell.
"Trata-se de uma comédia de muito bom gosto e com um fundo filosófico. A personagem principal acorda todas as manhãs no mesmo dia e repete as mesmas coisas, os mesmos erros, dia após dia, até que, anos depois, aprende a lição e torna-se uma pessoa melhor. Só então, consegue libertar-se da sua prisão no tempo e passar ao dia seguinte." (in Programa do Primeiro Ano do Curso Básico, pág 157)
Aqui fica o trailer do filme que mudou a vida do Educador DeRose:

Claro que teremos muitas pipocas para acompanhar! Até porque as pipocas ajudam-nos a perceber melhor o filme... este ou qualquer outro! ihihihhihi
Marque já na sua agenda: 16 de Outubro, cerca das 20h30m. Será logo a seguir ao treino de ásana, que esta semana será orientado pelo nosso Chêla João Rodrigues.

Treino de ásana em formato coreográfico

Na passada sexta-feira tivemos um treino de ásana divertidíssimo!
Este treino foi orientado pela nossa Chêla Patrícia Moreira, com a preciosa ajuda do Prof. Bruno Amaral, que captou estes momentos únicos, e do Inst. Paulo Carvalho, sempre a lembrar todos que a passagem entre cada ásana deveria ser feita coreograficamente!
Com certeza Shiva ficaria orgulhoso destes yôgins e yôginís ao vê-los...


... em jánutrikônásana...

... em sírángushthásana...

... em katikásana...

... em paschimôttánásana...

... em páda vakrásana...

... em jánusírshásana...

... em vajrôlyásana...

... ou em bhujangásana.

Esta semana, durante as aulas de SwáSthya, vamos relembrar os nomes de todos estes ásanas.

Receita do Chai ao vivo na TV

Agora que se avizinham tempos de gripes e constipações, é bom termos as nossas defesas naturais reforçadas.
E nada como um bom chá, feito à base de gengibre e especiarias para aumentar a nossa vitalidade!
Aqui fica a receita do chai, preparada ao vivo na TV pelo próprio Mestre DeRose:

http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/video.phtml?Video_ID=58235&Programa=paranatv1edicao&tipo=&categoriaNome=

Depois digam-nos como ficou este chá originário da Índia, e que sempre delicia a todos aqui na nossa Unidade.

Calendário de Outubro

Já temos disponível o calendário com as actividades para Outubro:



Com certeza repararam que sexta-feira 16 temos YôgaCine!! Marque já na sua agenda, para ficarmos todos juntos a ver o filme "Feitiço do Tempo", enquanto saboreamos umas pipocas...

Mudar paradigmas

Aqui vai algo para reflectir!

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio deles um escadote, e no cimo deste um cacho de bananas.

Quando um macaco subia o escadote para apanhar as bananas, os cientistas deitavam um jacto de água fria sobre os que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir o escadote, os outros agarravam-no e batiam-lhe.

Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia o escadote, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir o escadote, dele sendo retirado pelos outros, que lhe batiam.
Depois de algumas sovas o novo integrante do grupo já não subia mais o escadote.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na sova ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e finalmente o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram então com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.

Se possível fosse perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir o escadote, com certeza a resposta seria:
"Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui..."

Esta pequena história, contada pelo Mestre DeRose, serve apenas para nos mostrar que, de vez em quando, devemos perguntar-nos porque "batemos em quem tenta subir o escadote".

"Triste época! Mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (Albert Einstein)